quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dia das Mães

Vídeo que eu e o papai preparamos com todo carinho de presente para mamãe no "Dia das mães":

http://www.youtube.com/watch?v=iBbP_GmdS2w

Tagarela: primeiras palavras e não parei mais!



Teve um período que a vovó começou a brincar comigo mexendo a boca, mas sem emitir som...achava o máximo! E até entendia o que ela estava "falando". Os sons malucos que eu falei que fazia eram tipo chacoalhar os lábios e fazer "buuuuum" cuspindo um monte, estalar a língua. Muitos exercícios bacanas e engraçados. Com uns 6 meses eu falei mesmo minhas primeiras palavras, PAPA e MAMA, claro! Não lembro bem, mas acho que primeiro falei papa e logo mama, mas eu não sabia quem era quem nessa época, falava isso para os dois. Depois comecei a entender e já há uns meses são "papai e mamãe", falo certinho. Geralmente chamo a mamãe no meio da noite e o papai quando acordo. Com uns 8, 9 meses comecei a falar outras palavras...minha favorita era "nenê". Toda boneca e toda criança que encontrava pela frente. Na verdade até hoje é assim. Também comecei a chamar nossa cachorra "Lula", com a língua meio enrolada e o "menino", cachorro da vovó, de "nino".



Logo mamãe me ensinou "ábua", para não correr o risco de passar sede. E claro, como não poderia deixar de ser, aprendi o "nan", que hoje já é "não", a falar e fazer com meu dedinho. Primeiro quando comecei a entender o que não queriam que eu fizesse, tipo por o dedo na tomada. Daí eu ia perto, recuava e já dizia "nan, nan". Depois porque eu adorei usar essa palavra a meu favor, neh? Quando me pedem para fazer algo, posso dizer "nan" e minha vontade é atendida (nem sempre, mas eu tento). Até quando cantam para mim. Começam a canção e eu digo "não", pois quero outra música, quero "virar o disco", como diriam nos tempos dos meus pais. Falando em música, eu já to aprendendo a cantar. Comecei lá com uns 8 meses, a acompanhar um "aáaaaaa...." com a mamãe. Depois, aprendi a ninar minhas bonecas, cantando "nana"...Hoje tenho meu próprio estilo. Vocês podem curtir meu maior hit "babababa" nesse vídeo que é pura energia:



www.youtube.com/watch?v=kN-q467sDt0



Além do meu talento como cantora, vocês podem ver que sou uma dançarina nata. Para incrementar um pouco , umas semanas depois aprendi a andar de costas, ficar na ponta dos pés, correr e to tentando pular..ufa!



Bom, quando faltava pouco para meu níver de 1 aninho aprendi a mostrar o número (já usava meu famoso dedinho, como contei antes!) e a falar "hum", a pedir coisas, dizendo "dá" e a dar, dizendo "to", apesar que confundi os dois por um bom tempo. A partir do meu níver de 1 ano minha vida mudou muito, gente! Eu to mesmo deixando de ser um bebê e virando uma criancinha muito rápido! Nem dá mais para dizer exatamente quando aprendi cada palavra porque cada dia começo a falar muitas novas. O nome de todos eu já sei, né? Vovô (ou Bem, como ele é chamado assim pela vovó, aprendi também!), vovó, titia (falo timidamente, baixinho), tem a tia Má, a Mô e a Pri, babá (Ivone), Bis (bisa), Cau (Nescau). Daí tem meu vocabulário básico, em parte falado mesmo, em parte interpretado pelos meus cuidadores, que já inclui: Tetê, naná, papá, mamá, baim (banho), andá, dê (esconder), dedê (desenho), chão, bola, lua, sol, Luiz (luz), mais, qué (quero), é, lão (violão), mamão, pão, bolo, banana, pê (pêra), melão....nossa! Perdi as contas!



Adoro brincar com as palavras. Tudo que eu escuto, tento imitar, um papagainho mesmo. Tento completar as frases das canções e poemas, tipo batatinha quando nasce...falando chão, cão (coração), quando contam 1,2,3 e...falo "já" ou 1,2,3,4,5,6,7,8,9...falo" deiz" e também tem o "jogo do contra". Se falo "lá", mamãe me diz "aqui" e isso se repete várias vezes até que ela de repente me imita e diz "lá" também. Imediatamente eu inverto e falo "aqui" e caímos na risada! Isso também serve para "sim" e "não" e é muito legal!

Gestos e palavras: quero é me expressar!!!!

Eu me expresso muito antes de nascer, né? Chutava a barriga da mamãe, era a "mexilhona", como diziam. Depois que nasci, aprendi o choro, a direcionar o olhar, usar minhas mãozinhas e meu corpo todo e fui começando a fazer sons com minha língua, boca, depois dentinhos. Bem bebezinha mesmo eu já olhava atenta para o que as pessoas falavam, tentava imitar os barulhinhos, mas era bem difícil. Com uns 5 meses, além de sorrir eu já gargalhava e parecia ter um senso de humor mesmo, porque ria quando era para rir. Observava o tom de voz que falavam comigo e já percebia se estavam gostando ou não do que eu estava fazendo. Dependendo disso eu continuava, parava ou chorava. Nessa época também comecei a dar meus primeiros gritinhos, que às vezes dava até no meio da noite. Desde então, quando eu acordo já descansada, nem choro, começo a falar sozinha. Antigamente, eram uns sons malucos que eu conseguia fazer, hoje já são algumas sílabas e até palavras, acreditam? Mas, tive um caminho até chegar nisso...





Além de falar, sempre me expressei muito bem com meus gestos, né? Meu dedinho é famoso desde a barriga da mamãe. Sério, em uma imagem do ultrassom apareci apontando o indicador. Depois ele se tornou minha marca registrada, pois apontava tudo, queria colocar no nariz das pessoas e elas falavam "bibi", era tipo meu comprimento. Também brincava de "ET" com a vovó, encostando dedo com dedo. Tio Nescau até me chamava de "Alice-dedinho".




Meus gestos nem se fala, né? Evoluiram demais. A partir de uns 6, 7 meses aprendi a mandar beijo e dar tchau. Dava tchau para tudo, da árvore à televisão. Depois a fazer "vem", bater palminhas e dar "uta" (abraço) em todos brinquedos e depois pessoas (os que eu gosto, claro!). Fazer o "cadê?" com as mãos e falar algo parecido veio logo, principalmente quando aprendi a brincar de esconder, que adoro! Colocava as mãos na cabeça quando alguém dizia "ai, meu Deus!"




Também aprendi a mostrar cada parte do meu corpo quando perguntavam, da orelha ao barrigão. Tanto que minha música favorita nessa época era :"cabeça, ombro, perna e pé", eu tento fazer essa coreografia até hoje, mas é bem complicado, gente! Hoje to em outro nível e já tento falar o nome de tudo isso, tipo "de" para dente, "bo" para boca e assim vai. Os mais fáceis e que adoro falar são pé, mão e bumbum.




Imitar os bichos é outra brincadeira que me põe em ação. Faço o auau, o miau, o mu, o me, o vôo da borboleta e a cara do macaco, entre outros. Praticamente uma artista! Mas, arraso mesmo fazendo o "charminho", com a mão no queixo. Quem resiste?




domingo, 10 de abril de 2011

Ninguém segura esse bebê – parte 2


Mas, meu estímulo mesmo para começar a andar foi a dança, gente! Logo comecei a levantar sem apoio e tentar me equilibrar sozinha para dançar. "Marcha soldado", "Mariana" e, claro, o clássico "Pintinho amarelinho", cuja coreografia aprendi sozinha a fazer com a mão, foram os hits do "Galinha pintadinha", que me estimularam. Eu soltava, mexia as perninhas e os bracinhos e me jogava no colchão. Muito bom !



Uns dias após completar 1 ano e 1 mês decidi que era hora de crescer um pouco mais. Dei meus primeiros passinhos..na direção do papai e da mamãe, conforme me chamavam. De 1, 2 feijão com arroz, passaram a 3, 10, 20, 30 e perdemos as contas!



Agora ninguém me segura! Ficam de olho em mim o dia todo porque ainda caio bastante e também porque adoro principalmente os degraus, subo, desço o dia todo..mas, sabia que sou bem delicada e cuidadosa? Sou sim! Também ouço "cuidado" e "atenção" o dia todo! Já aprendi! Eheh. Agora, se deixarem, adoro andar mesmo é andar descalça e na grama. Buscar flores, então, é o que mais amo! Sabia que tô gostando desse negócio de crescer?


Ninguém segura esse bebê - parte 1


Gente, to andando sozinha! Sim! Faz umas semanas que tomei coragem e me aventurei nos primeiros passinhos totalmente independente! Mas, percorri um longo caminho até chegar nessa grande conquista. Cada etapa do meu desenvolvimento foi curtida e muito estimulada por todos!


Tudo começou lá nos meus 2 meses e pouco, com a mamãe me colocando todo dia de bruços, mesmo sem eu gostar muito da posição. Com isso, fui fortalecendo meu pescocinho, que logo erguia e girava de um lado para o outro. Depois, aprendi a rolar. Disso eu gostava, hein!? De lá pra cá, o dia inteiro!


Com uns 5 meses comecei a sentar. Primeiro com umas almofadas para me apoiar e depois firminha, sozinha. Com uns 6 meses eu sentava bem legal e isso ajudava muito na hora de comer as papinhas e tudo mais. Nessa mesma época comecei a engatinhar. Na verdade, me arrastar de barringuinha no chão para alcançar tudo que queria. Nesse arrasta-arrasta fiquei uns meses, viu?



Eu ameaçava levantar a barriguinha e sentava, mas só engatinhei do modo "convencional" com uns 9 meses. Disso gostei também, hein?! Ia para todo lado que queria, numa velocidade enorme. Até comecei a apostar corrida, acreditam? Sério. É só falar para mim "vamos apostar corrida?" que eu abro a boca, com a língua de fora naquela animação e engatinho correndo para ganhar! Eheh!


Lá pelos 9 meses comecei a me levantar e ficar em pé segurando nos móveis. Daí ganhei meu andador! Muita curtição! Com ele sim eu voava e "ia para galera" com os dois bracinhos para cima, chacoalhando! Aproveitei por uns meses. Bons tempos... Mas, a gente precisa evoluir, né?



Devagarzinho fui ficando em pé e soltando uma mão, depois a outra por uns segundos e "puft" no chão. Resisti um pouco para pegar na mão dos adultos e andar segurando. Eu queria ir sozinha, sabe? Até aprendi a subir e descer do sofá... "de perninha", como dizem meus pais, para eu virar de costas e descer com cuidado. Quando eu estava para fazer 1 aninho comecei a aceitar a ajuda tão oferecida e andar segurando na mão deles..mas, só no quintal! Na verdade, meu interesse era dar uma passeada, né?







sexta-feira, 11 de março de 2011

Vídeos para o aniversário!

Para comemorar, meus papais montaram 2 vídeos, um da barriga da mamãe enquanto eu tava lá dentro e um das minhas aventuras nesse primeiro aninho. Eu sou a atriz principal, claro. E comigo aparecem vovôs, vovós, titias e titios mais de casa mesmo. Mais rapidinho (porque é muita gente!!), aparecem montagens de fotos das queridas visitas de amigos que recebemos para me conhecerem durante esse ano. Alguns ficaram de fora porque não temosfotos. Mas, agradecemos muito o carinho de todos!

Para dividirmos essa alegria com vcs, enviamos os links abaixo.

Vídeo da gestação:

http://www.youtube.com/watch?v=QznNTPLsOqE&feature=player_embedded

Vídeo de 1 aninho:

http://www.youtube.com/watch?v=En-ZVtuvApQ

1 aninho!!!!



Gente, como o tempo voa! Acabo de fazer aniversário no dia 19/02.

Quantas aventuras nesse meu primeiro aninho de vida! Como já disse, devagarzinho vou contando tudo para vocês. Agora, vou contar mesmo das minhas comemorações nesta data tão especial!

Decidimos não fazer a tradicional festa de criança nesse ano. Primeiro, porque eu nem ia aproveitar muito. Depois, porque é uma grana e não é o momento. Mas, principalmente porque o que importa mesmo é estar perto de quem a gente ama e isso eu fiz, sim! Minha família de Sampa veio me encher de mimos e a daqui também. Adorei meus presentes, muitas roupinhas fofas, um berço móvel dos padrinhos, uma casinha de pano da tia Pri, uma motoca da Manu e vários outros brinquedos bem legais.

Fizemos um churrasco em casa mesmo, eu, papai, mamãe, os vovôs, as vovós, titias e titios de Marília e de Sampa e a bisa. Só a família de casa mesmo. Arrumaram uma mesinha simples, mas bem bonita com o bolo e os brigadeiros. Comecei minha paixão pelas bexigas que decoraram toda casa, adorei a hora do parabéns, mas não bati palminha nem nada, só fiquei boquiaberta vendo todo mundo cantando em volta de mim. No dia seguinte à festinha aprendi a assoprar a velinha..eheh



Na semana seguinte fizemos o mesmo esquema, mas com uns amigos mais chegados. Daí foi mais barulheira de música e tal. Também adorei! Como a festa ia até bem tarde e eu já to ficando mocinha, dormi minha primeira noite fora de casa, na vovó Silvana. Até que deu tudo certo e papai e mamãe puderam curtir os amigos até mais tarde.


Aí está a lembrancinha do meu níver, feita pelo papai (um calendário de mesa com 1 fotinho minha a cada mês) e uma fotinho de nós 3 no parabéns.